facebook

facebook

facebook

facebook

facebook

facebookfacebookfacebookfacebookfacebook
associacao

Luthieria

A Arte da Luthieria consiste na construção artesanal de instrumentos musicais e sua manutenção, em especial nos instrumentos de madeira de cordas com caixas de ressonância.

A palavra Luthier tem origem no francês Luth (alaúde) de onde surgiu o nome da profissão “Luthier-Luthière” ou Construtor de Instrumentos Musicias. Uma arte que abrange conhecimentos em diferentes áreas como a Química, Física, Música, Arte e Design.

Os primeiros instrumentos musicais de percussão, sopro e cordas surgiram na Mesopotâmia, no Séc. XX A.C.
Chegaram à Europa durante a Época Medieval, atingindo o seu apogeu nos Séculos XV, XVI e XVII com os Violinos (Amati e Stradivarius), as Guitarras espanholas e os Cravos holandeses e italianos – sendo o primeiro piano construído por Bartolomeo Cristofori em 1698.

associacao

A Luthieria na Ofício das Artes

Com a ideia presente de que a Luthieria é uma atividade bastante especializada e em vias de extinção, a Ofício das Artes decidiu fomentar o seu ensino e formar uma nova geração de Luthiers onde seja privilegiada a partilha de experiências e a reflexão entre gerações de artesãos.

O projeto visa valorizar as Artes Tradicionais, a inserção de novas tecnologias na reparação, restauro e afinação dos instrumentos, promoção da cultura musical entre os mais jovens e requalificação desta profissão que reforça os valores de identidade nacionais associados à preservação da Cultura e Património.

Com o propósito de descobrir, aperfeiçoar e valorizar os talentos musicais e artesanais da região, a Associação organiza com regularidade Workshops de Construção, Reparação e Manutenção de instrumentos musicais.

associacao
associacao