facebook

facebook

facebook

facebook

facebook

facebookfacebookfacebookfacebookfacebook

Manuel Casa Branca _ 1965

Formação

Entre 1991 e 1995 licenciou-se em Artes Plásticas e Pintura pela FBAUL. Em 2002 frequentou uma pós-graduação na área de Profissionalização Pedagógica pela Universidade de Évora e, em 2006, uma pós-graduação do Mestrado de Desenho, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Participou em diversos simpósios, workshops e formações complementares como Desenhar a Paisagem com Javier Maderuelo, Oficina Experimental de Cerâmica RAKU com Paulo Oscar e Joaquim Pimentão, 1o Simpósio de Escultura em Terracota organizado pelas Oficinas do Convento e Curso de Serigrafia do FAOJ, em Évora.

Ensino

Lecionou Artes Visuais no ensino público entre 1996 e 2001 e desde 2001 até ao presente, enquanto professor do quadro QZP do ensino público, área 600.

Prémios e Seleções

Menção Honrosa na II Edição do Prémio Infante D. Luís às Artes | C.M. Salvaterra de Magos (2017)

Menção Honrosa na VII Bienal Salão das Artes | C. M. Vidigueira (2010)

Prémio das Delegações Estrangeiras no LXIII Salon des Artistes du Hurepoix | St.-Genevière-des-Bois, França (2009)

Seleção e Participação no International Art Competition – Art Wind Rises | Galeria X-Power, Beverly Hills, Califórnia, EUA (2009)

Prémio da Cidade de Brétigny no XLV Salon de Peiture et Sculpture I’lle-de-France (2007)

Menção Honrosa no LXI Salon des Artistes du Hurepoix | St.-Genevière-des-Bois, França (2007)

Prémio de Pintura Henrique Pousão | C.M. Vila Viçosa (1998)

Prémios e Seleções

Expôs individualmente em Lisboa, Coruche, Proença-a-Nova, Badajoz, Mikolow/Polónia, Montemor-o-Novo, Portel, Villafranca de los Barros, Ayamonte, Vendas Novas, Crato, Ponte Sor, Setúbal, Estremoz e Évora.

As suas últimas exposições denominaram-se O Montado Re-Montado, O Montado Alentejano, Paisagens de Luz, A Sombra do Fogo, Processos Orgânicos, Cores de Terra e Da Terra Nasce a Cor.
Expôs coletivamente em Coruche, Montemor-o-Novo, Mora, Lisboa, Vila Franca de los Barrios, Badajoz, Málaga, Cáceres, Brétigny, Montijo, Porto, Leiria, Viseu, Évora, Itália,
França, entre outras cidades e países.

Estas exposições foram parte integrante de projetos como a Bienal de Coruche, 3 Pintores na Galeria 9ocre, Vivearte 2015, LXIII Salon des Artistes du Hurepoix, Parcours de l’Art, parcerias com Rob Miller, entre outros.

Animação Cultural e Colaborações

Desde 2009, é proprietário e dinamizador da galeria de arte 9ocre, em Montemor-o-Novo.

Nos últimos anos organizou ateliers de artes plásticas na Oficina da Criança; foi redator no jornal Folha de Montemor através da colaboração com artigos na área das Artes Plásticas; membro da organização do II Simpósio de Escultura de Terracota; Comissário do Festival de Gravura em Évora e sócio fundador da Associação Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação, em Montemor-o-Novo.